Itália – estudo de caso sobre precificação e reembolso de medicamentos
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2022.132.0814Resumo
O Serviço Sanitário Nacional (Servizio Sanitario Nazionale, SSN) na Itália está estruturado em níveis abrangentes de saúde coletiva como a prevenção, assistência para cura e reabilitação e assistência farmacêutica, com o objetivo primordial de garantir acesso universal a todos os cidadãos italianos em condições de igualdade e prestação equitativa de serviços de saúde. A Itália foi usada como um estudo de caso para análise do sistema de saúde, da regulação econômica e reembolso de medicamentos. A Agência Italiana de Medicamentos (Agenzia Italiana del Farmaco, AIFA) é responsável pela regulação sanitária relacionada à eficácia, segurança e qualidade, assim como pela análise de preço e negociações para reembolso dos medicamentos pelo SSN. Entre os diversos critérios de negociação definidos em legislação específica, os biossimilares e genéricos entram no mercado italiano com um deságio de 20%, no mínimo, em relação ao medicamento referência. A revisão de preços ocorre em períodos pré-definidos e em situações de novas evidências de eficácia e segurança decorrentes da farmacovigilância, ou por solicitação de alterações nas indicações terapêuticas e/ou posologia. O monitoramento e análise do consumo e das despesas farmacêuticas contribuem para o planejamento das intervenções das políticas de saúde pois permitem identificar prontamente fenômenos emergentes, enquadrar comportamentos prescritivos e verificar a eficácia das intervenções regulatórias em nível regional e nacional. As análises de eficácia, segurança e custo-efetividade ocorrem de maneira previa à introdução de cada medicamento no mercado italiano, e contínua para manutenção da comercialização; esse processo configura a avaliação de tecnologias em saúde devido a permanente investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização do produto, além de permitir o controle das despesas e análise de custos evitáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).