Concepções dos profissionais de saúde envolvidos no atendimento ambulatorial sobre as atividades desenvolvidas pelo farmacêutico clínico em uma unidade de saúde
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2023.141.0813Resumo
Objetivo: Descrever a compreensão da equipe e do próprio farmacêutico sobre as atividades clínicas desse profissional. Método: Foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas com farmacêuticos, estudantes de farmácia, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam em um serviço ambulatorial que atende pacientes de atenção terciária. Resultados: Alguns profissionais conheciam as atividades clínicas do farmacêutico no ambulatório, mas (i) encaminhavam tardiamente o paciente para o farmacêutico clínico ou (ii) conheciam a função do farmacêutico apenas em drogarias ou para pacientes hospitalizados. O farmacêutico também não se considerava totalmente preparado para realizar todas as atividades clínicas ou não possui local adequado e recursos para tal. Conclusão: A amostra de enfermeiros, médicos e farmacêuticos (com experiência profissional ou em formação) atuantes em um ambulatório de clínica médica desconheciam as potencialidades de cuidado do farmacêutico clínico para pacientes com multimorbidades no serviço de saúde investigado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).