O caminho da regulação, avaliação, precificação e incorporação de medicamentos no Reino Unido: combinando inovação e acesso
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2022.132.0804Resumo
O Reino Unido possui sistemas de saúde universais nas suas quatro nações, o Sistema Nacional de Saúde [National Health System (NHS)], com serviços de saúde fornecidos gratuitamente. Entretanto, aproximadamente 10,5% da população do Reino Unido possui seguro de saúde privado voluntário e suplementar. Embora o fornecimento de medicamentos de uso hospitalar seja gratuito, em algumas destas nações, como a Inglaterra, os medicamentos de uso ambulatorial são fornecidos com o pagamento de uma taxa de dispensação (copagamento). O processo de registro de medicamentos no Reino Unido é chamado de licenciamento de produto e é de responsabilidade da Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency (MHRA). Existem diferentes rotas de licenciamento de acordo com o mercado pretendido. A MHRA também oferece distintos esquemas e rotas para produtos voltados para necessidades não atendidas e tecnologias consideradas promissoras, que visam a acelerar e facilitar a comercialização e o acesso pelos pacientes aos produtos farmacêuticos no Reino Unido. Estes esquemas incluem a opção das empresas interagirem antecipadamente com agências reguladoras e de avaliação de tecnologia em saúde (ATS). A partir do registro, a tecnologia está disponível pelo preço máximo (list price). Os preços dos medicamentos no país são regulamentados por meio de legislação e em programas acordados entre a associação do setor e o Department of Health and Social Care (DHSC). O preço para o NHS é acordado entre o governo e as empresas. As decisões sobre incorporação e financiamento no NHS são guiadas por avaliações de ATS informadas por agências como o National Institute for Health and Care Excellence (NICE) na Inglaterra, o Scottish Medicines Consortium (SMC) na Escócia, e o All Wales Medicines Strategy Group (AWMSG) no País de Gales. Muitos medicamentos e outras tecnologias estão sujeitos a negociações de preços no NHS, podendo incluir acordos confidenciais de preços. O NHS na Inglaterra é legalmente obrigado a financiar as tecnologias recomendadas pelo NICE, enquanto as outras nações do Reino Unido têm arranjos institucionais semelhantes ou reconhecem as decisões tomadas na Inglaterra. O papel e a contribuição do NICE e das demais agências de ATS em garantir a otimização dos recursos (value for money) e a tomada de decisão baseada em evidências são reconhecidos mundialmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).