Problemas relacionados a medicamentos na farmacoterapia oral de pacientes pediátricos hospitalizados no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2022.133.0801Resumo
Objetivo: Avaliar a ocorrência de problemas relacionados a medicamentos (PRM) associados ao uso de medicamentos por via oral em pacientes pediátricos hospitalizados. Método: Estudo transversal, com coleta de dados realizada nas prescrições dos pacientes em uso de medicamentos orais internados na enfermaria pediátrica num instituto de referência no atendimento materno infantil no Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada no período de setembro/2020 a novembro/2020. Foi utilizada amostra de conveniência. Foram incluídos pacientes de 0 a 18 anos, com medicamentos orais prescritos durante o período de internação e com tempo de permanência no hospital acima de 48h. Os PRM foram coletados e classificados com base no guia de revisão clínica da farmacoterapia. Foram coletados dados relativos às interações medicamentosas, visando identificar possível associação com a ocorrência de PRM. Intervenções farmacêuticas foram realizadas quando necessário. Resultados: Foram avaliados 38 pacientes neste estudo, a maioria do sexo masculino (57,9%) e na faixa etária de 0 a 4 anos (65,8%). Dezesseis pacientes (42,1%) apresentaram pelo menos um PRM. Foram encontrados 50 PRM, representando uma taxa de 131,6 PRM por 100 pacientes. Entre os medicamentos de uso oral utilizados, 42,4% esteve relacionada com PRM. Os medicamentos com ação no sistema nervoso estiveram relacionados com a maior parte dos PRM (37%), com destaque para a classe dos antiepiléticos. Conclusão: O número de medicamentos utilizados durante a internação e número de interações medicamentosas apresentaram diferenças estatísticas significativas nos pacientes que apresentaram PRM. A revisão da farmacoterapia oral identificou classes de medicamentos e perfis de pacientes com maior suscetibilidade à ocorrência de PRM e demonstrou sua importância na promoção da segurança no uso de medicamentos na população pediátrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).