Educação em saúde: ferramenta efetiva para melhora da adesão ao tratamento e dos resultados clínicos

Autores

  • IAHEL MANON DE LIMA FERREIRA
  • LUCIANA YAMAKAMI CAMILO PRINCIPESSA
  • NATHÁLIA MEDEIROS REBELLO
  • NARA RÚBIA DA SILVA
  • JULIO SÉRGIO MARCHINI
  • ALEXANDRA CRUZ ABRAMOVICIUS
  • LUIZ MAÇAO SAKAMOTO
  • NATHALIE DE LOURDES SOUZA DEWULF

Palavras-chave:

Intervenção Educativa, Medicamento. Adesão ao Tratamento Medicamentoso, Seguimento Farmacoterapêutico.

Resumo

Objetivos: Este relato de caso visa discutir a efetividade da realização de intervenção educativa sobre a utilização correta de medicamentos prescritos.

Métodos: O seguimento farmacoterapêutico foi conduzido segundo Método Dáder, por meio de entrevistas e análise de prontuário. A intervenção educativa foi realizada após revisão da literatura científica e da verificação dos coletados junto ao prontuário e à paciente portadora de hipomagnesemia (valor sérico de 0,84 mEq/L, valores de referência: 1,4 - 2,3 mEq/L).

Resultados: Durante a entrevista foram identificados, seqüencialmente, dois problemas relacionados ao medicamento (PRM) em relação ao suplemento de magnésio: 1. Tomada irregular do suplemento, oscilando entre tomar a medicação em excesso e não tomar; 2. Provável erro de dosagem na manipulação do suplemento. Para resolução destes PRMs, foram realizadas intervenções educativas ao paciente sobre a importância de seguir corretamente a prescrição. Assim, quanto ao primeiro PRM, a paciente foi esclarecida de que a tomada excessiva do suplemento de magnésio as vésperas da internação poderia ser a causa da diarréia que vinha apresentando; em relação ao segundo PRM, foi orientada que para haver equivalência entre a dose prescrita e a manipulada, a dose a ser tomada teria que ser ajustada. Após estas intervenções, observou-se que os níveis séricos de magnésio se normalizaram no retorno após 15 dias (1,58 mEq/L), bem como nas internações subseqüentes.

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Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
FERREIRA IMDL, PRINCIPESSA LYC, REBELLO NM, SILVA NRD, MARCHINI JS, ABRAMOVICIUS AC, SAKAMOTO LM, DEWULF NDLS. Educação em saúde: ferramenta efetiva para melhora da adesão ao tratamento e dos resultados clínicos. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 24º de novembro de 2024];2(3). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/80

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