Aprendizagem baseada em casos no ensino de farmacologia para estudantes de Farmácia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30968/rbfhss.2022.133.0755

Resumo

Objetivo: Avaliar o uso da Aprendizagem Baseada em Casos como método de ensino de farmacologia para estudantes de farmácia de uma universidade pública brasileira. Métodos: Estudo qualitativo/quantitativo, com estudantes de farmácia matriculados na disciplina de farmacologia, utilizando a Aprendizagem Baseada em Casos. Um caso clínico e um grupo focal foram utilizados para analisar os resultados cognitivos, bem como um questionário baseado na escala Likert para avaliar a percepção dos alunos sobre a metodologia. Resultados. Dos 45 alunos de graduação em farmácia convidados, 33 aceitaram participar do estudo. A maioria dos participantes apresentou bom desempenho acadêmico relacionado à aquisição de conhecimento, aplicação e convicção durante a aplicação de um caso clínico, com ou sem o suporte bibliográfico. Eles também relataram uma impressão geral positiva da Aprendizagem Baseada em Casos e relataram que essa metodologia de aprendizagem deveria ser aplicada em outras disciplinas. Conclusão: A Aprendizagem Baseada em Casos mostrou um efeito positivo no nível cognitivo e na aceitabilidade dos alunos avaliados.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

1.
MEIRA MB, MAIOLI EC, SOUZA RM, CAMARGO MS, MISTRO S. Aprendizagem baseada em casos no ensino de farmacologia para estudantes de Farmácia. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 5º de setembro de 2022 [citado 16º de julho de 2024];13(3):775. Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/775

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS