Aprendizagem baseada em casos no ensino de farmacologia para estudantes de Farmácia
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2022.133.0755Resumo
Objetivo: Avaliar o uso da Aprendizagem Baseada em Casos como método de ensino de farmacologia para estudantes de farmácia de uma universidade pública brasileira. Métodos: Estudo qualitativo/quantitativo, com estudantes de farmácia matriculados na disciplina de farmacologia, utilizando a Aprendizagem Baseada em Casos. Um caso clínico e um grupo focal foram utilizados para analisar os resultados cognitivos, bem como um questionário baseado na escala Likert para avaliar a percepção dos alunos sobre a metodologia. Resultados. Dos 45 alunos de graduação em farmácia convidados, 33 aceitaram participar do estudo. A maioria dos participantes apresentou bom desempenho acadêmico relacionado à aquisição de conhecimento, aplicação e convicção durante a aplicação de um caso clínico, com ou sem o suporte bibliográfico. Eles também relataram uma impressão geral positiva da Aprendizagem Baseada em Casos e relataram que essa metodologia de aprendizagem deveria ser aplicada em outras disciplinas. Conclusão: A Aprendizagem Baseada em Casos mostrou um efeito positivo no nível cognitivo e na aceitabilidade dos alunos avaliados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).