Perfil das prescrições de antimicrobianos em regime off- label para crianças em hospital universitário
Palavras-chave:
Prescrição de medicamentos, Uso de medicamentos, Agentes antibacterianos.Resumo
Objetivo: Descrever o perfil de prescrição de antimicrobianos em regime off-label na população pediátrica de um Hospital Universitário, identificando os subgrupos terapêuticos, as indicações, as posologias mais frequentes bem como a faixa etária dos pacientes envolvidos.
Metodologia: Estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo das prescrições médicas da unidade de internação pediátrica do hospital, utilizando a técnica de pesquisa documental. Os dados foram coletados de 246 controles de prescrição de antimicrobianos (formulários específicos da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) do período de janeiro a dezembro de 2008. Foi utilizado um formulário elaborado pelos pesquisadores para coleta das variáveis estudadas. Os fármacos identificados foram classificados de acordo com o Sistema Anatômico e Terapêutico Químico. Para identificar o regime off-label, consultou-se o bulário on line da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Resultados: Tratando-se de prescrição de antimicrobianos em regime off-label, a frequência do uso foi de 13,5%, considerando-se indicação e posologia pediátricas não autorizadas na bula. Contudo, considerando-se os usos em termos diferentes do recomendado nas bulas, incluindo dose, a frequência atingiu 35%. A maior freqüência de uso off-label foi encontrada para lactentes. A subclasse terapêutica mais prescrita foi a das cefalosporinas.
Conclusão: No Brasil, as pesquisas envolvendo prescrição de medicamentos para pacientes pediátricos ainda são incipientes. Assim, destaca-se a necessidade de estudos adicionais que possam melhorar o uso racional de medicamentos em pediatria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).