Efetividade e segurança de corticosteroides orais no tratamento da artrite reumatoide: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2022.131.0749Resumo
Objetivo: Esta revisão sistemática analisou a efetividade e a segurança dos corticosteroides orais no tratamento da artrite reumatoide. Método: As fontes de busca foram Cochrane (CENTRAL), MEDLINE, EMBASE, CINAHL, Web of Science, entre outros; a fim de identificar ensaios clínicos randomizados (ECR) que compararam o uso oral de corticosteroides em relação ao placebo ou outro tratamento em adultos. Os revisores, em pares e independentemente, selecionaram estudos, realizaram a extração de dados e avaliaram o risco de viés. Uma síntese narrativa dos dados foi realizada. Resultados: Treze ECR foram selecionados (n=2.393 pacientes) e mais de 50% deles apresentaram algum risco de viés. Prednisona 5mg e prednisolona 7,5mg pareceu melhorar a dor. Função física melhorou com o uso de prednisona 5mg, 10mg com metotrexato (MTX) e 30mg com MTX; e com o uso de prednisolona 5mg, 7,5mg com drogas modificadores de doença anti-reumáticos (DMARD). Prednisona 10mg e prednisolona 5mg, 7,5mg, 30 mg e 60mg (sozinho ou com DMARD) pareceu melhorar a imagem radiológica. Prednisona 5mg e prednisolona 7,5mg reduziram a rigidez matinal. Prednisona 5mg e 10mg com aurotioglicose, e prednisolona 7,5mg, budesonida 9mg parecem reduzir o número de articulações inchadas. Prednisona 5mg e 10 mg, prednisolona 5 e 7,5mg, e budesonida 9mg reduziram o número de articulações dolorosas. Prednisona 10mg e prednisolone 5mg melhoraram a força de preensão. Prednisona 5mg, prednisolona (com MTX e ciclosporina) e prednisolona 7,5mg melhoraram a qualidade de vida. Prednisolona e budesonida mostraram o maior número de efeitos adversos comuns e graves. Conclusão: Prednisona 5mg e 10mg e prednisolona 5mg e 7,5mg parecem ser efetivos e prednisona parece ser o medicamento mais seguro no tratamento da artrite reumatoide. Entretanto, limitações metodológicas e a combinação de diferentes medicamentos e doses, contribuíram para limitar as conclusões desses achados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).