Fatores de risco para eventos adversos a medicamentos em pacientes hospitalizados: uma overview de revisões sistemáticas
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2022.131.0738Resumo
Objetivos: Realizar uma overview com a finalidade de identificar os fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de Eventos Adversos a Medicamentos (EAM) em pacientes hospitalizados. Métodos: Foi realizada uma pesquisa por revisões sistemáticas e meta-análises nas bases de dados Pubmed, Scopus, Lilacs e Scielo, até 19 de Agosto de 2021. As estratégias de buscas continham os seguintes descritores MeSH: Drug-Related Side Effects and Adverse Reactions; Inpatients; Hospitalization; Hospitals; Hospital; Logistic Models; Risk Factors; Drug Therapy; Risk Assessment; Pharmacy Service, Adverse Drug Events; Adverse Drug Reactions; Medication Errors; Risk; Systematic Review e Meta-Analysis. A partir disso, foram incluídas publicações em inglês, português ou espanhol que expuseram possíveis fatores de risco para EAM durante a hospitalização. Foram excluídos os trabalhos quando: caracterizados como revisões narrativas, opiniões de especialistas, editoriais, overview e revisões sem estratégia de busca transparente; restrito a certas classes de medicamentos, grupos de pacientes ou características clínicas; relataram apenas a avaliação de Erros de Medicação (EM); estavam duplicados; não forneceram resumo e texto completos. Dois autores independentes realizaram a seleção dos estudos, um terceiro pesquisador foi solicitado quando houve discordância. Os estudos que atenderam aos critérios para extração de dados passaram por uma análise temática e a partir da leitura, foram levantados os fatores de risco para EAM. Resultados: Onze estudos satisfizeram os critérios de inclusão: dez revisões sistemáticas e uma meta-análise. “Número de medicamentos prescritos” (OR: 1,21; IC 95%: 1,03-1,44; p: 0,024), “Idade avançada” (OR: 2,12; IC 95%: 1,70-2,65; p: 0,000) e “Comorbidades” foram os fatores de risco mais citados e associados a EAM, outras características descritas com menor frequência foram “Tempo de Internação (TI)”, “Alergias” e “Sexo Feminino”. Além disso, observou-se que o uso de determinados medicamentos pode aumentar o risco do paciente. Conclusões: A realização da overview possibilitou identificar fatores de risco para EAM, os quais podem ajudar as equipes hospitalares a direcionar suas ações de cuidado aos pacientes com maior risco de desenvolverem tais eventos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).