Fatores que influenciam o tempo prolongado de internação hospitalar e admissão na UTI em uma população pediátrica admitida com SRAG infecciosa
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2022.131.0736Resumo
Objetivo: Durante a pandemia de COVID-19, o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil criou uma linha de cuidado (LC) para pacientes internados com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) infecciosa. Nosso objetivo foi identificar os fatores associados ao tempo prolongado de internação hospitalar (IH) e admissão na unidade de terapia intensiva (UTI) de crianças com SRAG infecciosa. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo que incluiu pacientes pediátricos com SRAG infecciosa de março a setembro de 2020, quando a disseminação do COVID-19 surgiu localmente. Os desfechos primários do estudo foram o tempo de internação hospitalar e a admissão na UTI, considerados como variáveis dependentes na análise univariada, seguidos do modelo de regressão logística multivariada. Os resultados foram expressos em Odds Ratio (OR) e as variáveis com valor de p<0,05 foram consideradas estatisticamente significativas. Resultados: foram identificados 122 pacientes hospitalizados. Os fatores de risco independentes para hospitalização prolongada são comorbidade neurológica (OR 7,537, p<0,001), combinação de comorbidades (OR 14,536, p<0,001) e comorbidades como transplante, doenças onco-hematológicas e autoimunes (OR 20,886, p=0,017) , Raio-X com opacidade peri-hilar bilateral com comprometimento brônquico (OR 8,160, p=0,026), COVID-19 (OR 11,370, p=0,049) e pneumonia por aspiração brônquica (OR 29,933, p=0,029). Além disso, derrame pleural (OR 53,540, p=0,002) é um preditor de admissão na UTI. Conclusões: Crianças com SRAG com certas comorbidades e outras doenças respiratórias foram consideradas de risco por estarem associadas ao tempo de internação prolongado e maior admissão na UTI. Os resultados sugerem que intervenções focadas nesses grupos podem ser essenciais para otimizar o manejo do LC-SRAG, evitar a disseminação e promover melhores resultados e alocação de recursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).