Perfil e manejo de interações medicamentosas potenciais teóricas em prescrições de UTI

Autores

  • PRISCILA GAVA MAZZOLA
  • ALINE TEOTONIO RODRIGUES
  • ALINE APARECIDA DA CRUZ
  • MÉCIA DE MARIALVA
  • SILVIA GRANJA
  • SIMONE CRISTINA MODA BATTAGLINI
  • ANTÔNIO LUIS EIRAS FALCÃO
  • PATRICIA MORIEL

Palavras-chave:

Interações de Medicamentos, Unidade de Terapia Intensiva.

Resumo

Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar a existência de interações medicamentosas potenciais teóricas em prescrições feitas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da rede pública de saúde (Hospital de Clínicas – UNICAMP), quantificá-las e classificá-las quanto ao seu grau de severidade, traçando com isso um perfil das prescrições deste setor.

Métodos: No período de janeiro a junho de 2011 foram avaliadas prescrições de 195 pacientes, todos maiores de 18 anos, internados por mais de 24 horas na UTI adulto do HC.

Resultados: Foram prescritos no período avaliado 172 diferentes tipos de medicamentos, média de 12,9 ± 4,3 por prescrição. Entre as prescrições avaliadas 88,2% apresentaram interações medicamentosas potenciais teóricas, obtendo-se uma média por prescrição de 4,7± 4,9. As 915 IMPT observadas nas prescrições foram classificadas, utilizando a base de dados Micromedex®, em contra-indicadas (20), maiores (257), moderadas (516) e menores (122), e sinalizadas à equipe médica de acordo com a sua severidade e necessidade de manejo clínico.

Conclusão: Este estudo colabora com o delineamento do perfil da farmacoterapia utilizada em terapia intensiva, demonstrando que há nela uma elevada incidência de interações medicamentosas potenciais em prescrições. Ressalta-se com ele a necessidade de atuação do farmacêutico clínico nesta área, a fim de contribuir com a equipe multidisciplinar na redução de riscos provenientes da terapia medicamentosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
MAZZOLA PG, RODRIGUES AT, CRUZ AAD, MARIALVA MD, GRANJA S, BATTAGLINI SCM, FALCÃO ALE, MORIEL P. Perfil e manejo de interações medicamentosas potenciais teóricas em prescrições de UTI. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 22º de novembro de 2024];2(2). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/69

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)