Gerenciamento da terapia medicamentosa em pacientes com tuberculose e HIV/aids: série de casos
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.124.0681Resumo
Objetivos: Descrever casos de pacientes com coinfecção tuberculose (TB) e HIV/aids acompanhados em um Hospital Referência em doenças infecciosas. Identificar, classificar e resolver os Problemas Relacionados ao uso de Medicamentos (PRM). E classificar a situação clínica e farmacoterapêutica. Métodos: Para a identificação, classificação e resolução do desfecho de PRM bem como a classificação da situação clínica e farmacoterapêutica, utilizou-se a metodologia Pharmacotherapy Workup. Trata-se um estudo observacional, descritivo, longitudinal, do tipo série de casos realizado em Hospital de Referência terciária em Belo Horizonte, seguindo as diretrizes CARE da Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research (EQUATOR). Foram incluídos pacientes coinfectados com TB e HIV/ aids, expostos ao tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde, com 18 anos ou mais, de ambos os sexos, acompanhados por um período mínimo de seis meses. Resultados: Foram descritos seis casos de pacientes coinfectados com tuberculose e HIV/aids. A média de encontros com o farmacêutico foi de 6,33 (desvio padrão=0,82). Foram identificados 69 PRM, dos quais 40/69 (58,0%) relacionados à adesão, 17/69 (24,6%) à indicação, 8/69 (11,6%) à segurança e 4/69 (5,8%) à efetividade. Do total de pacientes 4/6 (66,6%) apresentaram hepatotoxicidade durante o acompanhamento. A situação clínica e farmacoterapêutica foi classificada como positiva para todos os pacientes. Conclusão: Houve alto número de PRM de adesão e indicação nos pacientes coinfectados. O monitoramento da efetividade e segurança dos tratamentos deve ser realizado, devido à maior susceptibilidade de reações adversas, como a hepatotoxicidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).