Levantamento do perfil da farmácia e do farmacêutico hospitalar em um estudo transversal prospectivo do Estado de São Paulo no ano de 2018-2019
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.124.0671Resumo
Objetivo: Identificar as estruturas das farmácias hospitalares e a atuação do farmacêutico hospitalar no Estado de São Paulo. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido pelo Grupo Técnico de Trabalho de Farmácia Hospitalar do CRF-SP por encaminhamento de e-mails para os Farmacêuticos do Estado de São Paulo e divulgação no Portal do CRF-SP no período de outubro de 2018 a fevereiro de 2019, o instrumento de coleta foi um questionário no formato Google Docs contendo 55 questões abordando os aspectos caracterização geral do hospital, farmácia hospitalar e do farmacêutico. Os dados qualitativos foram tabulados em planilha Excel e analisados por frequência absoluta e relativa sendo apresentados em formas de tabelas. Foi utilizado os testes estatísticos não paramétricos com o valor de p< 0.05 e o intervalo de confiança de 95% pelo sistema JAMOVI (versão 1.6.23). Resultados: Participaram da pesquisa 434 farmacêuticos representando 4,8% com atividade laboral na área hospitalar. Observa-se que administração da área hospitalar está mais relacionada ao serviço privado na administração própria 173 (45,9%) (p< 0,001), o segmento com o hospital de especialidades 246 (65,3%) (p< 0,001), especialidades com oncologia 40 (14,9%) (p= 1,000), contribuindo com decisões estratégicas, táticas e operacionais, aprimorando as estruturas técnicas e o fortalecimento do serviço de saúde e as atividades dos farmacêuticos relacionados a orientação de alta com 148 (48,5%) (p< 0,001), intervenção nas prescrições 236 (77,4%) (p< 0,001), visita multidisciplinar 229 (75,1%) (p< 0,001), conciliação medicamentosa 220 (72,1%). Conclusão: Observamos o desafio e a necessidade de aprimorar o estreitamento da comunicação entre os profissionais e a entidade, e às novas tecnologias poderão aproximar e estimular uma dinâmica produtiva da categoria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).