Eritema multiforme induzido por metotrexato: relato de caso de overdose acidental
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.123.0642Resumo
O metotrexato é o medicamento de primeira linha no tratamento da artrite reumatoide e pode ser utilizado em casos de lúpus eritematoso sistêmico quando há dificuldade no controle dos sintomas. Apesar de seu efeito no controle dos sintomas de diversas doenças, o metotrexato pode causar uma série de efeitos adversos, incluindo eritema multiforme, que é uma reação de hipersensibilidade caracterizada por úlceras dolorosas que podem afetar a pele e a mucosa oral. Esse artigo apresenta o caso de uma paciente do sexo feminino, 39 anos de idade, com diagnóstico inconclusivo de lúpus eritematoso sistêmico, que recebeu uma prescrição de 10 cápsulas de metotrexato (2,5 mg) a serem usadas por via oral uma vez por semana, sendo duas pela manhã, duas no almoço, duas no jantar, duas na manhã seguinte e duas no almoço. Entretanto, a paciente não compreendeu bem a prescrição e ingeriu toda a dose prescrita para um mês em uma semana. A paciente foi hospitalizada com múltiplas úlceras intra e extra orais, associadas a dor intensa, disfagia, dificuldade de fala entre outros sinais e sintomas, impedindo alimentação e uso de medicação por via oral. Durante a hospitalização, a paciente recebeu tratamento com medicamentos de uso tópico e laserterapia para controle da dor e da inflamação. A paciente teve alta hospitalar após nove dias de internação para continuar seu tratamento ambulatorial. Esse relato de caso mostra a importância de uma boa comunicação entre profissional de saúde e paciente, especialmente no que diz respeito à compreensão da prescrição medicamentosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).