Eventos adversos a medicamentos: descrição de um processo de busca ativa em um hospital de ensino da Rede Sentinela
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.121.0602Resumo
Objetivo: descrever a implantação de um serviço de busca ativa de eventos adversos (EAM) em um hospital de ensino da região Centro-Oeste do Brasil. Método: estudo observacional seccional realizado no Serviço de Farmacovigilância em um hospital Universitário da Região Centro-Oeste do Brasil, no período de março a agosto/2019. Foram incluídos todos os pacientes internados em uma unidade de clínica médica e excluídos aqueles que não foram encontrados os prontuários. Foi elaborado um processo de trabalho estruturado em seis etapas: 1) elaboração de uma lista de rastreadores por meio de revisão de literatura; 2) elaboração de uma lista de pacientes cujos rastreadores previamente selecionados apareceram; 3) visita às enfermarias e revisão de prontuário; 4) validação do EAM; 5) notificação dos EAM para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária; 6) registro das informações em bancos de dados. Foi calculado o Valor Preditivo Positivo (VPP) de cada rastreador individual e globalmente. Foi calculada a frequência relativa e absoluta dos EAM quanto ao tipo, descrição e o medicamento envolvido. Resultados: foram feitas 479 buscas no período e a frequência de EAM foi de 7.23%. O VPP global dos rastreadores foi de 0.04. O rastreador que apresentou a melhor performance foi a prometazina (1.00), seguido do Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (0.67). Em relação aos EAM identificados, observou-se que a maioria das vezes, 24.14% estiveram relacionados a reações infusionais. Verificou-se que 53.85% dos medicamentos envolvidos nos EAM eram de alta vigilância. Conclusão: Evidencio-se que a implantação de um serviço de busca ativa de EAM em hospitais que não contam com o apoio de sistema de prontuário eletrônico é factível de ser executada. Observou-se ainda uma alta frequência de EAM e que a busca ativa orientada por rastreadores permite identificar eventos que de outra maneira não poderiam ser identificados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).