Preparo e administração de medicamento via cateter enteral: um protocolo para farmacêuticos clínicos e equipe multiprofissional
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.122.0600Resumo
Objetivos: Identificar os medicamentos mais prescritos via cateter enteral em um hospital público e a partir disso elaborar um protocolo para preparo e administração de medicamentos por essa via de forma segura. Métodos: Estudo transversal com análise das prescrições diárias de pacientes em uso exclusivo de cateter enteral das unidades de terapia intensiva e de internação da Especialidade de clínica médica no qual foram realizadas estatísticas descritivas para identificação de prevalência de uso de medicamentos por sonda. Em um segundo momento foi desenvolvido um protocolo para a situação em que há prescrição de medicamentos orais a pacientes com sonda no tubo digestivo. Resultados: Foram identificados 1.810 medicamentos prescritos via cateter enteral, dentre esses 291 (16%) foram prescritos em forma farmacêutica líquida e 1.519 (84%) foram prescritos em forma farmacêutica sólida. Destes, foram selecionados 52 medicamentos para o desenvolvimento do protocolo, onde 14 destes (26,9%) tem recomendação de não triturar e administrar via cateter enteral. Conclusão: Nossos resultados destacam a importância do farmacêutico clínico no monitoramento de pacientes com cateter enteral e na orientação da equipe multiprofissional. O protocolo elaborado orientará o preparo e administração de medicamentos por cateter enteral, minimizando possíveis eventos adversos e garantindo a segurança e eficácia na terapia medicamentosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).