Impacto econômico da intervenção farmacêutica no manejo de pacientes portadores de asma: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.213.0587Resumo
Objetivos: Conduzir uma revisão sistemática de estudos que avaliam o impacto econômico das intervenções do farmacêutico clínico junto a pacientes asmáticos. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de artigos publicados até janeiro de 2020 no PubMed, Scopus, Lilacs e Cochrane. Para atingir os critérios de elegibilidade o estudo precisava apresentar a intervenção do farmacêutico no manejo de pacientes com asma e ainda relatar os dados econômicos destas intervenções. Não houve restrição quanto ao desenho do estudo ou tipo de análise econômica. Dois revisores fizeram a triagem e selecionaram independentemente os estudos, extraíram os dados e avaliaram o risco de viés. O risco de viés foi avaliado por meio da ferramenta de risco de viés Cochrane para ensaios clínicos randomizados e da escala de avaliação de qualidade do Newcastle-Ottawa para estudos de coorte. Resultados: 2.832 referências foram identificadas por meio de nossa estratégia de busca, mas apenas um total de sete estudos preencheram os critérios para serem selecionados para a análise final. Destes sete artigos, quarto consistiam em estudos de coorte e três consistiam em ensaios clínicos randomizados. Programas educacionais e aconselhamento ao paciente foram os componentes mais frequentes das intervenções de assistência farmacêutica. Seis artigos mostraram resultados econômicos positivos estatisticamente significativos de intervenções de assistência farmacêutica no tratamento da asma. Em relação aos desfechos clínicos, as intervenções farmacêuticas diminuíram as hospitalizações, as visitas ao pronto-socorro, os escores dos sintomas e aumentaram a adesão aos medicamentos. Conclusões: Os estudos incluídos mostraram satisfatória redução nos custos, demonstrando o potencial benefício da inserção do farmacêutico na equipe multidisciplinar. No entanto, estudos de longa duração e ensaios clínicos randomizados são necessários para estabelecer evidências mais sólidas a fim de expandir os resultados encontrados nesta revisão para contextos mais amplos e distintos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).