Potenciais interações medicamentosas graves no ambiente hospitalar: Validação de mensagens de alerta para uso em software de prescrição eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.122.0568Resumo
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo principal a validação de mensagens de alertas, para os prescritores, sobre possíveis interações medicamentosas graves. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo documental, sendo utilizado a lista de medicamento de um hospital. A primeira etapa foi identificação e análise de potenciais interações medicamentosas graves por meio da base de dados do site Drugs.com entre os medicamentos desta lista. As interações identificadas foram categorizadas em Medicamentos; Mecanismo; Recomendações e Ação. A segunda etapa foi a validação das interações selecionadas. A validação foi realizada por meio da Técnica de Delphi, em que foram enviado o banco de interações com um questionário de avaliação de conteúdo e utilidade clínica para especialistas profissionais brasileiros com expertise na área. Ao final procurou obter no mínimo um Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVCc) de pelo menos 0,8 de concordância entre os juízes. Resultados: Após a análise foram selecionados 330 possíveis interações medicamentosas graves, as quais foram validadas. Em relação a avaliação do conteúdo dos alertas das interações todos os quesitos apresentaram CVCc igual ou superior a 0,8 durante o estudo. Ao todo 37 juízes responderam e participaram do proceso de validação, que sugeriram adequação da linguagem, acréscimo de interações, padronização de mensagens. Além disso, o júri foi composto de um grupo de heterogêneos, com diversas áreas de formação, sendo a maior proporção compostas por mestres (43,24%) e doutores (18,91%). Conclusão: Considerando a elevada prevalência de possíveis interações medicamentosas graves, tanto no âmbito hospitalar como no ambulatorial, o banco de foi validado com um CVCc de pelo menos 0,8 de concordância entre os juízes. Podendo ser implantado em um software de prescrição eletrônico auxiliando na diminuição da prevalência dessas potenciais interações medicamentosas graves e contribuindo para a segurança do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).