Aplicação do mnemônico FASTHUG-MAIDENS e avaliação do seu impacto nas intervenções farmacêuticas em unidade de cuidados intensivos adulto
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.121.0566Resumo
Objetivo: Avaliar o impacto da aplicação do mnemônico FASTHUG-MAIDENS por farmacêuticos clínicos na otimização da farmacoterapia em pacientes críticos. Métodos: Estudo transversal realizado na unidade de cuidados intensivos adulto de um hospital universitário, no período de agosto a novembro de 2019, onde foram acompanhados 155 pacientes por três farmacêuticos clínicos, durante internação hospitalar. Não foram incluídos pacientes com internação inferior a 24h e durante os finais de semana e feriados. As intervenções farmacêuticas foram efetivadas em conjunto com a equipe multidisciplinar a partir da aplicação do FASTHUG-MAIDENS, análise técnica da prescrição médica e avaliação clínica dos pacientes. A avaliação clínica baseou-se nos exames laboratoriais, balanço de enfermagem e prescrição médica, sendo os dados registrados em planilha institucional. As intervenções farmacêuticas foram registradas na evolução farmacêutica no prontuário físico e eletrônico, e, posteriormente, os dados foram avaliados e classificados e submetidos a análise estatística descritiva. Resultados: Foram realizadas 1.145 intervenções farmacêuticas, com taxa de aceitação das intervenções de 99,3%. A aplicação do mnemônico FASTHUG-MAIDENS aumentou em 104,4% o número de intervenções farmacêuticas realizadas, comparado com o período anterior a pesquisa. As principais intervenções farmacêuticas foram inclusão de um medicamento (25,2%), exclusão de um medicamento (17,9%), ajuste de dose (12,2%), orientação de aprazamento devido incompatibilidade medicamentosa (11,4%), inclusão de velocidade de infusão (7,3%), adequação de diluição (5,8%), inclusão de reconstituição (3,5%), solicitação de culturas (3,4%), monitoramento de interação medicamentosa (2,7%), adequação de velocidade de infusão (2,6%) e outros (7,4%). As intervenções farmacêuticas realizadas tiveram impacto clínico (96,9%), preventivo (99,3%) e econômico (21,6%). Conclusão: A aplicação do mnemônico FASTHUG-MAIDENS ampliou o cuidado farmacêutico ao paciente crítico, possibilitando avaliação de pontos essenciais da farmacoterapia, impactando clinicamente o cuidado ao paciente crítico, reduzindo erros e eventos adversos relacionados a medicamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).