A Avaliação farmacêutica clínica na profilaxia de tromboembolismo venoso em um hospital de ensino
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.121.0564Resumo
Objetivo: avaliar a adesão dos profissionais de saúde às intervenções do serviço do farmacêutico clínico na prevenção do tromboembolismo venoso em um hospital de ensino. Métodos: trata-se de um estudo retrospectivo no qual foram avaliadas, através de coleta de dados e análise estatística (considerando p<0,05 como nível de significância), as intervenções farmacéuticas referentes à prescrição medicamentosa relacionadas à profilaxia de tromboembolismo venoso (seguindo o protocolo vigente na instituição) para pacientes internados em um hospital de ensino de Minas Gerais no período de dezembro de 2019 a agosto de 2020. Foi avaliado o nível de aceitação das intervenções da farmácia clínica referentes à necessidade da prescrição de anticoagulantes profiláticos, mudança da posologia da anticoagulação, prescrição de dois ou mais anticoagulantes e a falta da classificação de risco para o desenvolvimento de tromboembolismo venoso para os pacientes internados. Resultados: no período de nove meses foram realizadas 62 intervenções farmacêuticas perante o corpo clínico com 82,25% de adesão: necessidade da prescrição de anticoagulantes (82,75%); mudança da posologia da anticoagulação (80%) e prescrição de dois ou mais anticoagulantes (100%). No mesmo período foram identificadas 2070 intervenções (100%) com a equipe de enfermagem sobre a falta da classificação de risco para o desenvolvimento de tromboembolismo venoso para os pacientes internados via sistema RM Saúde. Conclusão: a avaliação permitiu identificar a importância do farmacêutico clínico diante da prevenção de eventos tromboembólicos para pacientes internados em um hospital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).