Uso e impacto do protocolo guiado pela procalcitonina na unidade de terapia intensiva e gerenciamento de antibióticos: Um estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.122.0563Resumo
Objetivo: Avaliar a utilização do protocolo de procalcitonina (PCT) e o seu impacto na gestão da terapia com antibiótica de pacientes críticos na unidade de terapia intensiva (UTI). Método: Um estudo descritivo e retrospectivo observacional realizado na UTI adulta com 28 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Resultados: Este presente estudo observou uma adesão ao protocolo PCT de 78% (90/116) na UTI estudada. Observou-se uma redução dos dias de tratamento com antibióticos (DOT) de 14 para 8,5 dias de duração do tratamento (5,49 ± 2,2 dias), com um impacto no custo global da terapia antibiótica para uma diminuição de 40,91%. Conclusão: O estudo revelou que a utilização de PCT estava associada a benefícios substanciais, reduzindo os custos hospitalares e os dias de exposição à terapia antibiótica aplicada a doentes afetados por doenças infecciosas em ambientes de cuidados críticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).