Anticoncepcional oral entre fatores de risco para mulheres com acidente vasoencefálico isquêmico
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.121.0548Resumo
Objetivo: Avaliar a frequência de uso de anticoncepcional oral e outros fatores de risco entre mulheres com acidente vascular cerebral isquêmico atendidos em um hospital da região norte do estado do Rio Grande do Sul. Métodos: Estudo seccional prospectivo, observacional, longitudinal. A população se caracterizou por pacientes que internaram com diagnóstico de acidente vascular isquêmico durante um período de março a agosto de 2019 e a amostra por pacientes do sexo feminino encontradas na população. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista individual utilizando um questionário desenvolvido pelos pesquisadores e tabelados para posterior análise. Todas as análises foram realizadas utilizando o programa estatístico Bioestat 5.0, considerando p=0,05. Resultados: Na caracterização da amostra, foi observado uma média de idade de 68,2 anos. A ocorrência de gênero foi de 52,4% para mulheres. O tempo médio de internação hospitalar foi de 12,2 ± 8,91 dias. Desfecho de alta hospitalar foi 89,1%. O valor médio de índice de massa corporal foi 25 ± 4,89 kg/m², sendo média de 27,4 kg/m² nas pacientes que usaram anticoncepcional oral e 25,23 kg/m² nas pacientes que não utilizaram anticoncepcional oral. A amostra apresentou 34,5% de incidência de uso de anticoncepcional oral..A média de idade de quem utilizou anticoncepcional oral foi 62,4 anos e das pacientes que não utilizaram foi 70,3 anos. Conclusão: O estudo evidenciou elevado uso de anticoncepcional oral na amostra, com valores percentuais muito próximos a outros fatores avaliados, deste modo mostrou-se como provável fator de risco para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral isquêmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).