Impacto de uma atividade integrativa baseada em práticas clínicas no ensino do currículo de farmacologia básica e de saúde para estudantes de farmácia
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2021.121.0543Resumo
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto de uma atividade integradora baseada em práticas clínicas em disciplinas do currículo básico e de saúde de uma escola de graduação em farmácia. Métodos: Desenvolvemos uma metodologia interdisciplinary aplicada nas disciplinas básicas e de saúde voltadas para a prática de farmácia hospitalar, incluindo Farmacocinética e Farmacodinâmica; Farmácia Hospitalar; Farmacologia I; Farmacologia II; Toxicologia; Farmácia Clinica. A metodologia utilizada foi construída sobre a aprendizagem baseada em problemas, focada nas políticas de saúde integradas às práticas clínicas farmacêuticas. Os alunos foram incentivados a formular hipóteses, planejar experimentos e discutir seus resultados. A avaliação da efetividade da metodologia foi realizada através da análise dos seguintes parâmetros: desistência da disciplina e mensuração da melhoria de desempenho dos alunos nas avaliações. Resultados: Observamos que os alunos foram capazes de reformular suas percepções originais imediatamente após o ensino. Os estudantes reduziram significativamente a desistência das disciplinas Farmacologia I, Farmacologia II e Toxicologia. Além disso, os alunos melhoraram significativamente o desempenho escolar em todas as disciplinas inseridas no estudo, com exceção das disciplinas de Farmacologia I e Farmacocinética e Farmacodinâmica. Conclusão: A partir desse estudo, pudemos concluir que o uso da metodologia integrativa baseada na prática clínica resultou em menor abandono e melhor desempenho acadêmico pelos discentes. Além disso, o uso dessa metodologia promoveu uma maior integração dos estudantes nos problemas de saúde e nas práticas clínicas.
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