Impacto econômico da intervenção farmacêutica em serviços de saúde do Brasil: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2020.114.0512Resumo
Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi revisar sistematicamente estudos que investigaram o impacto econômico da intervenção farmacêutica em serviços de saúde brasileiros. Métodos: Uma pesquisa sistemática foi conduzida nas bases de dados MEDLINE, EMBASE e LILACS para selecionar as avaliações econômicas publicadas até novembro de 2019. Dois autores independentes selecionaram os estudos, extraíram os dados e avaliaram a qualidade metodológica usando a ferramenta Consensus on Health Economic Criteria (CHEC-list) de 19 itens e a qualidade de reporte usando o checklist Consolidated Health Economic Evaluation Reporting Standards (CHEERS) de 24 itens. Resultados: Dos 290 artigos identificados, 10 atingiram os critérios de elegibilidade. A maioria dos estudos foi conduzida na região Sudeste do Brasil (n=7) e diferiram significativamente quanto ao delineamento, à medida de avaliação econômica e ao tipo de intervenção. A maior parte (n=8) reportou que a atuação do farmacêutico gerou economias importantes às instituições de saúde, além de proporcionar benefícios clínicos aos pacientes. No geral, a qualidade metodológica e de reporte dos estudos foi baixa/moderada, com uma média de pontuações no CHEC-list de 10,3 (intervalo: 3-16 pontos) e no CHEERS de 15,8 (intervalo: 10-21 pontos). Conclusões: Os estudos brasileiros indicam que a intervenção farmacêutica gera possíveis benefícios econômicos e clínicos aos serviços de saúde. A qualidade metodológica e de reporte dos estudos foi um fator limitante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).