Avaliação de prescrições contendo medicamentos administrados via sonda enteral em uma unidade de urgência e emergência adulto
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2020.114.0497Resumo
Objetivos: o presente estudo visou analisar a presença de incompatibilidades em medicamentos prescritos via sonda enteral em uma unidade de urgência e emergência adulto, descrever intervenções realizadas e elaborar uma tabela para consulta sobre a administração de medicamentos via sonda por farmacêuticos. Métodos: trata-se de um estudo transversal quantitativo realizado em uma unidade de urgência e emergência adulto na qual foram analisadas prescrições de medicamentos por sonda enteral, durante o período de março a setembro de 2019. Foi realizada uma revisão da literatura para classificação das incompatibilidades e construção de um quadro com orientações sobre os medicamentos utilizados na instituição estudada. Resultados: Foram analisadas 47 prescrições contendo 138 medicamentos, dos quais, 18,8% apresentava algum tipo de restrição para administração via sonda enteral. Observouse que havia risco de perda ou diminuição do efeito terapêutico em 61,6% dos casos, com base em informações da literatura. Entre as intervenções farmacêuticas mais frequentes, foi realizada a solicitação de alteração da forma farmacêutica em 36% dos casos. Dentre os 181 medicamentos padronizados na instituição, 33,1% possuíam alguma restrição para realizar a administração via sonda e apenas 35% apresentavam outra forma farmacêutica alternativa para substituição, sendo estas orientações indicadas no quadro de incompatibilidades. Conclusão: a avaliação farmacêutica das prescrições permitiu a identificação de problemas na prescrição e prevenção de erros. O material elaborado poderá auxiliar e otimizar o processo da administração de medicamentos via sonda, aumentando a segurança e efetividade da farmacoterapia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).