Aquisição de medicamento no setor público brasileiro: a busca pela qualidade nos processos licitatórios
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2019.102.0413Resumo
Introdução: A aquisição de medicamentos é uma etapa crítica do ciclo da Assistência Farmacêutica. É uma atividade bastante desafiadora quando inserida do contexto das compras públicas, uma vez que precisa unir a economicidade proposta por um processo licitatório aos quesitos de qualidade propostos pela Política Nacional de Medicamentos. Para atingir esse objetivo, deve ser elaborado um termo de referência embasado nas legislações sanitárias. Nesse contexto o farmacêutico tem um papel fundamental: apoiar a elaboração e execução do processo licitatório, em especial, na elaboração do termo de referência. Objetivo: Esse trabalho tem o objetivo de subsidiary as informações essenciais que devem constar em um termo de referência para aquisição de medicamentos visando sua obtenção com a maior qualidade possível. Método: Inicialmente foram realizadas pesquisas nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo complementado por busca de Acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU), pelas Leis no Portal da Legislação e publicações de saúde no SaudeLegis com o intuito de selecionar os itens essenciais a constar em um termo de referência. Resultados: Ao término da análise, foram elencados alguns tópicos importantes que devem ser exigidos em um processo licitatório na modalidade de compra por pregão, por meio do termo de referência. Conclusão: Com esse estudo espera-se contribuir para a elaboração de termos de referência mais robustos que permitam a aquisição de medicamentos com melhor qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).