Desprescrevendo em cuidados paliativos oncológicos: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2019.102.0412Resumo
Introdução: Os pacientes sob cuidados paliativos oncológicos (CPO), devido à sintomatologia diversa e de gravidade variável, tendem a apresentar polifarmácia que, apesar de parecer justificável em muitos casos, pode trazer riscos à saúde e consequências negativas na qualidade de vida dos pacientes. Dessa forma, torna-se necessária a avaliação da presença de possíveis futilidades terapêuticas, norteadora do processo de desprescrição, no qual há redução da quantidade de medicamentos após a revisão dos objetivos do tratamento e avaliação de riscos e benefícios. Objetivo: Identificar as principais classes de medicamentos candidatos à desprescrição para pacientes em CPO por meio de revisão da literatura dos últimos 8 anos. Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Medline e LILACS. Os critérios de inclusão foram artigos publicados entre 2010 e 2018, que abordavam o tema desprescrição em CPO. As publicações foram analisadas quanto ao Qualis e ao nível de evidência científica, buscando identificar os principais medicamentos candidatos à desprescrição. Resultados: Foram avaliados 20 artigos, sendo apenas 4 estudos clínicos randomizados (ECR), com nível II de evidência científica. Dentre as classes de medicamentos candidatas à desprescrição destacam-se: estatinas (20,37%) e anti-hipertensivos (20,07%). Carecem ECRs que corroborem com evidência científica de qualidade para desenvolvimento de diretrizes que possibilitem a desprescrição, principalmente para a população em CPO. Conclusão: Destacamos assim, a importância da utilização de ferramentas para identificação de medicamentos inapropriados, e uso da conciliação medicamentosa, como meio de identificá-los, bem como do acompanhamento farmacoterapêutico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).