Uma proposta de reestruturação dos dados da farmacovigilância de um hospital universitário
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2019.102.0409Resumo
Introdução: O crescente volume de dados da farmacovigilância provenientes de notificações de Reações Adversas a Medicamentos (RAM) indica a necessidade de um banco de dados (BD) para gerir seus registros eletrônicos. Objetivos: Desse modo, o objetivo deste trabalho foi à criação de um ambiente computacional que permitisse o registro, armazenamento e recuperação de dados de RAM do Centro de Farmacovigilância do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Salvador-BA. Métodos: Este estudo descritivo foi dirigido por farmacêuticos e profissionais da área de desenvolvimento de sistemas cujo objeto de estudo foi proveniente de planilhas eletrônicas preexistentes que armazenavam as RAM desde o ano 2000. O trabalho consistiu em três etapas principais: normalização dos dados, relação entre dados da coleção e modelagem da base de dados com implementação do sistema de informação. Resultado: Através dessa reestruturação, foi possível consolidar um BD de forma rápida e consistente, com informações seguras, devidamente preenchidas e analisadas. Conclusão: Assim foi modelado o Sistema de Informação da Farmacovigilância do HUPES (SIFAVI) que integra, em uma aplicação web, um mecanismo facilitado de armazenamento e recuperação dos dados armazenados no BD. Além de ser factível categorizar e cruzar os dados das RAMs, de modo a fazer inferências mais precisas, viabilizando esta prática pelos usuários e ampliando a promoção da cultura da notificação e validação das reações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).