Fatores associados à ocorrência de quedas em idosos com osteopenia e osteoporose contrarreferenciados pela atenção secundária
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2020.111.0399Resumo
Objetivos: Analisar os fatores associados à ocorrência de quedas em idosos com baixa densidade mineral óssea. Métodos: Estudo realizado entre julho de 2014 e janeiro de 2016. Envolveu um corte transversal com coleta de dados secundários e inquérito telefônico a idosos com baixa densidade mineral óssea contrarreferenciados de um serviço de atenção secundária para a atenção primária em Belo Horizonte, Minas Gerais. Resultados: Dados de 2.020 pacientes foram analisados e, dentre eles, 1.120 participaram da fase de inquérito telefônico. Os entrevistados eram predominantemente do sexo feminino, com idade entre 70-79 anos, apresentavam Índice de Massa Corporal classificado como normal ou com sobrepeso, com diagnóstico de osteoporose e histórico familiar de fraturas. Quanto aos hábitos, maior proporção não praticava atividades físicas, não bebia e não fumava, não tomava banho de sol e tinha baixa ingestão de verduras verde-escuro. Além disso, em sua maioria, possuía renda fixa, havia sido contatado pela atenção primária após contrarreferenciamento e dependia exclusivamente do Sistema Único de Saúde. Maior proporção de quedas foi observada entre mulheres, em pacientes com diagnóstico de osteoporose, com faixa etária avançada, que não receberam contato para retorno ao centro de saúde e naqueles com histórico individual e familiar de fraturas. Análise estatística demonstrou que sexo feminino, faixa etária avançada, histórico individual ou familiar de fraturas e baixa ou nenhuma ingestão de verduras de coloração verde escuro foram fatores que aumentaram o risco de quedas. Conclusão: Ações simples como recomendações para melhoria dos hábitos de saúde devem ser fomentadas, pois contribuem para a redução da ocorrência de quedas e, consequentemente, podem levar à diminuição da morbimortalidade dos pacientes idosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).