Avaliação de serviços farmacêuticos hospitalares: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.092.005Resumo
Introdução: Os serviços farmacêuticos realizados no contexto hospitalar apresentam estrutura e processos específicos, os quais devem ser continuamente avaliados pois influenciam os resultados obtidos. Objetivo: Identificar, descrever e comparar estudos de avaliação de serviços farmacêuticos realizados no contexto hospitalar. Métodos: Revisão integrativa de artigos encontrados nas bases de dados SciELO, LILACS, MEDLINE e IBECS, indexados no período de 2000 a 2016, por meio dos descritores: “Hospital Pharmacy Service” e “Evaluation”. As referências foram analisadas conforme ano, idioma, país de publicação e tipo de estudo e classificadas de acordo com seu foco em relação aos componentes do modelo lógico do serviço de farmácia hospitalar que versavam sobre gerenciamento, seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos, informação, acompanhamento farmacoterapêutico, farmacotécnica e ensino e pesquisa. Resultados: Das 25 publicações, 16 (64%) estavam na língua inglesa, sendo 10 (40%) das pesquisas realizadas nos Estados Unidos da América; 17 (70%) estudos foram publicados de 2010 a 2016 e 13 (52%) eram do tipo observacional descritivo. O componente referente aos serviços farmacêuticos mais discutido foi o de logística de distribuição abordado em 15 publicações (60%), seguido do componente de gerenciamento abordado por 14 (56%) estudos. Conclusões: As publicações enfatizaram a discussão sobre a logística de medicamentos. Apenas alguns apresentavam discussão sobre o impacto desses serviços em relação à assistência à saúde, como segurança do paciente. Tais estudos podem fundamentar o processo de tomada de decisão e a formulação de estratégias que visem ampliar a capacidade de gestão e a qualidade do serviço prestado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).