Construção e avaliação de instrumentos de conciliação de medicamentos para pacientes pediátricos
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.094.005Resumo
Objetivo: Construir e avaliar instrumentos de conciliação de medicamentos para os momentos da admissão hospitalar e transferência interna de pacientes pediátricos para o contexto de hospitais brasileiros. Métodos: Estudo descritivo prospectivo realizado de abril de 2014 a março de 2015 em um hospital pediátrico de ensino e pesquisa da rede pública. Foram elaborados quatro instrumentos com base na literature internacional para registrar a história primária de medicamentos, os dados dos participantes e a conciliação de medicamentos. Os instrumentos foram analisados por um painel de especialistas com a técnica Delphi. Um estudo piloto foi realizado para comparação da história primária de medicamento com a melhor história possível de medicamentos na prática clínica e avaliação da necessidade de ajustes. A correlação de Pearson e o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney foram utilizados para análises estatísticas. Resultados: Os especialistas sugeriram melhorias no quesito “Linguagem clara e terminologia correta”. O estudo piloto indicou a necessidade de ajustes nos instrumentos. A prática clínica identificou diferença significativa (P < 0,05) na comparação do registro da pesquisadora farmacêutica com o registro demais profissionais para quase todas as variáveis analisadas, com exceção da fonte de informação e do registro de intervenção. Conclusão: Os formulários de conciliação de medicamentos construídos e avaliados foram validados para pacientes pediátricos na instituição estudada e sua alocação em local visível e acessível de prontuários de instituições semelhantes permitiria a disponibilização de relevantes informações sobre os medicamentos em uso aos profissionais envolvidos no cuidado de crianças hospitalizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).