Caracterização de pacientes em uso de insulina em um serviço de Acompanhamento Farmacoterapêutico e identificação de reinternações hospitalares
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2019.101.0382Resumo
Objetivo: caracterizar pacientes com Diabetes Mellitus (DM) em uso de insulina acompanhados por um serviço de AF em um hospital de ensino, assim como identificar a ocorrência de reinternações hospitalares e fatores associados. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado em um hospital geral de ensino, sendo incluídos pacientes acima de 18 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de DM tipo 1 ou 2, internados no período de abril de 2015 a abril de 2016, acompanhados pelo serviço de Acompanhamento Farmacoterapêutico do hospital, que utilizaram insulina durante a internação e receberam indicação de uso desse medicamento na prescrição da alta hospitalar. Os dados foram coletados por meio de consulta em prontuário eletrônico e realização de contato telefônico após a alta hospitalar. Os dados foram registrados em planilha do programa Microsoft Excel, sendo os pacientes subdivididos em grupos com e sem reinternação, seguido de realização de análise univariada de fatores associados por meio de comparação de proporções e modelo logístico com verossimilhança penalizada. Resultados: Pacientes que reinternaram apresentaram maiores valores de glicemia, menor número de intervenções farmacêuticas quanto ao uso de insulina, e maior tempo médio de internação. A análise da associação entre as variáveis e reinternação não apresentou significância estatística. Conclusões: O estudo aponta para fragilidades relacionadas ao oferecimento de cuidado aos pacientes em estudo e ações relacionadas à educação em saúde nos períodos pré e pós alta hospitalar, dificuldade de acesso ao medico especialista e não realização de mensuração glicêmica por alguns pacientes. Não identificou-se associação entre quaisquer das variáveis analisadas e a reinternação hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).