Pequenas doses de um grande desafio: 26 recomendações para garantir assistência farmacêutica apropriada para as crianças brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.091.008Resumo
Três importantes Políticas Nacionais - Medicamentos (PNM), Assistência Farmacêutica (PNAF) e Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) - publicadas entre 1998 e 2015 ressaltaram que tecnologias adequadas devem ser asseguradas no cuidado pediátrico. O Grupo de Trabalho (GT) de Assistência Farmacêutica (AF) em Pediatria, instituído pelo Ministério da Saúde em outubro de 2015, discutiu e propôs diretrizes e estratégias para disponibilização de medicamentos e formulações eficazes e seguras para crianças brasileiras. Este artigo descreve a construção do primeiro produto do referido grupo, um documento sobre AF em Pediatria no Brasil com 8 eixos e 26 recomendações publicado ao final de 2017, após seis reuniões com 48 especialistas representantes de departamento do Ministério, agências reguladoras, associações, sociedades científicas e universidades. Entende-se que a disseminação e o debate acerca de estratégias no âmbito da (i) pesquisa, (ii) desenvolvimento e produção de medicamentos, (iii) regulação sanitária de medicamentos, (iv) incorporação de tecnologias, (v) financiamento e acesso a medicamentos, (vi) transformação, derivação e demais ações de manipulação e preparo de doses pediátricas, (vii) diretrizes clínicas, cuidado e segurança no uso de medicamento e (viii) formação e educação para o uso racional de medicamentos em pediatria configuram uma ação promissora para abertura de novos caminhos na atenção em pediátrica no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).