Avaliação do uso de medicamentos em centro de suporte psicossocial em um município de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2020.113.0368Resumo
Objetivo: O objetivo desse estudo consiste em avaliar o perfil do uso de medicamentos em um Centro de Apoio Psicossocial tipo II (CAPS), no município de Jaboatão dos Guararapes-PE, Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo, transversal, com abordagem quantitativa. As informações obtidas para o estudo vieram da análise de prontuários dos pacientes internados na instituição, no período de janeiro a agosto de 2015. Foram analisados 157 prontuários, observando às variáveis sociodemográficas, clínicas e uso de medicamentos. Resultados: Houve predomínio de pacientes do sexo feminino, 57,25% (sexo masculino 42,75%). A maioria dos participantes eram solteiros, com ensino fundamental incompleto, idade entre 30-39 anos. Maior parte deles já havia sido internado em hospitais psiquiátricos. Do total de usuários que alcançaram o CAPS, 60,5% foram encaminhados pela Rede de Atenção Psicossocial. Os diagnósticos mais frequentes, segundo a código internacional de doenças, foram: esquizofrenia, distúrbios esquizotípicos e transtornos delirantes (F20 a F29) e transtornos afetivos de humor (F30-F39). Verificou-se que 99,4% dos usuários faziam uso de pelo menos 1 medicamento, sendo mais comum a utilização duas vezes ao dia (59,6%) e a classe mais prescrita era a dos antipsicóticos, principalmente, clorpromazina, haloperidol e risperidona. Do total de medicamentos prescritos 83,3% foi de acordo com a Denominação Comum Brasileira, 85% deles estavam presentes na relação municipal de medicamentos essenciais e 97% foram administrados por via oral. Conclusão: Os resultados encontrados neste estudo foram satisfatórios, podendo ser confirmado que os medicamentos são grandes aliados no tratamento psicossocial, apresentando-se como um recurso amplamente utilizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).