Eficácia do acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes com diabetes mellitus tipo 2: estudo controlado randomizado
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2020.112.0366Resumo
Objetivos: Avaliar a eficácia da atenção farmacêutica na melhoria dos resultados de pacientes ambulatoriais brasileiros com diabetes mellitus tipo 2. Métodos: Neste ensaio clínico controlado, simples-cego, 71 pacientes ambulatoriais foram randomizados em dois grupos: intervenção farmacêutica (seguiu o protocolo do acompanhamento farmacoterapêutico); e controle (seguiu o procedimento padrão de dispensação). Os desfechos incluíram hospitalização, complicações graves (retinopatia, insuficiência renal, hipoglicemia, coronaropatia ou lesão no pé) e as medidas de hemoglobina A1c (HbA1c), glicemia capilar (GC), pressão arterial (PA), colesterol total (CT) e índice de massa corporal (IMC). Todos os pacientes foram acompanhados por 12 meses e problemas relacionados a medicamentos (PRM) foram descritos no grupo de intervenção. Os grupos foram comparados utilizando-se o teste t de Student, Tukey-Kramer, Qui-quadrado e exato de Fisher. Resultados: Houve nenhuma diferença significativa nas características clínicas iniciais dos grupos intervenção (n= 36) e controle (n= 35) (p>0,05). Os grupos não diferiram quanto aos desfechos hipoglicemia, GC, PA, HbA1c, CT e IMC, mas os níveis de GC e de HbA1c diminuíram em 3, 6 e 12 meses, em ambos os grupos (p≤0,05). Um total de 56 PRM foi observado no grupo de intervenção e o farmacêutico resolveu aproximadamente 60% destes. Conclusão: Melhorias nos parâmetros glicêmicos de pacientes ambulatoriais com diabetes mellitus tipo 2 foram observados. Estudos envolvendo amostras maiores são necessários para confirmar os benefícios do acompanhamento farmacoterapêutico nos principais desfechos clínicos destes pacientes. O protocolo foi registrado no Clinicaltrials. gov: Registro NCT03196336.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).