Potenciais interações medicamentosas e medicamentos inapropriados prescritos para usuários da atenção primária à saúde
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2020.112.0365Resumo
Objetivo: Analisar as potenciais interações farmacológicas e os medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em usuários da atenção primária do Sistema Único de Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhados em unidades de saúde do município de Divinópolis, Minas Gerais. Um questionário estruturado sobre uso de medicamentos foi aplicado durante visita domiciliar a uma amostra estratificada de usuários para investigação de interações medicamentosas potenciais e medicamentos potencialmente inapropriados para idosos (MPI), segundo Critério de Beers e Consenso Brasileiro de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos. Foram utilizadas as fontes Drugs.com®, Micromedex® e bulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para análise das interações. Resultados: Dentre os participantes do estudo, 55% eram idosos. Comparando-os com a população adulta, observou-se que o número de medicamentos e de potenciais interações medicamentosas foi significativamente superior (p<0,05) entre pacientes com 60 anos ou mais. Considerando-se apenas os idosos, 77,3% utilizavam ao menos um MPI. Conclusão: A maioria dos idosos da atenção primária no município de Divinópolis faz uso de ao menos um medicamento inapropriado, e, quando comparados aos adultos, estão mais expostos a polifarmácia e potenciais interações medicamentosas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).