Medicamentos que levam ao ganho de peso usados por pacientes acompanhados em serviço de cirurgia bariátrica e metabólica de um hospital universitário
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2020.111.0364Resumo
Objetivo: Verificar a associação entre peso e o uso de medicamentos que levam ao ganho de peso (MLGP) em uma população de obesos acompanhados no Sistema Único de Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo seccional descritivo retrospectivo com dados dos prontuários de todos os pacientes atendidos por Serviço multiprofissional de Hospital Universitário para pacientes obesos candidatos a cirurgia bariátrica. A coleta ocorreu de janeiro de 2014 a março de 2016. A variável dependente foi o peso, caracterizado em índice de massa corporal (IMC) e graus de obesidade e as variáveis independentes foram sexo, idade, escolaridade, renda, número de doenças, número de medicamentos e número de MLGP. A associação foi calculada por meio da correlação de Ró Spearman e pelo teste do quiquadrado. Resultados: Foram estudados 102 pacientes, a maioria mulheres (87%), com IMC médio de 45,9 kg/m2 (min 32,56 – max 70,98 kg/m2 DP=6,43). As principais comorbidades foram a hipertensão arterial sistêmica (65,7%) e os distúrbios osteoarticulares (39,2%). A média de medicamentos por paciente foi de 4,3 e a classe mais usada foi medicamentos para o sistema renina angiotensina (67,3%). Os MLGP corresponderam a 10,4% dos medicamentos usados e 27,4% dos pacientes faziam uso deles. Os pacientes com MLGP usaram me média 5,8 medicamentos e as classes mais prevalentes foram as dos agentes beta-bloqueadores (60,6%), seguidos dos medicamentos usados na diabetes (24,2%). O atenolol e a glibenclamida foram os MLGP mais usados. O IMC médio dos pacientes que usavam mais de um MLGP foi 51 kg/m2. Conclusões: Não houve correlação entre peso e o uso de MLGP nessa população. Porém, pacientes que usavam associação de MLGP apresentaram IMC mais altos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).