Qualidade da rede de cuidados em saúde: Avaliação pelo paciente com Diabetes Mellitus
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2019.104.0359Resumo
Introdução: O diabetes mellitus (DM) é uma condição crônica comum e que necessita de uma rede de atenção à saúde organizada e qualificada para oferecer prevenção e tratamento adequados. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da rede de atenção à saúde de acordo com a percepção do paciente com diagnóstico de DM. Método: Estudo seccional conduzido dentro de uma coorte de seguimento. Foram incluídos usuários da atenção primária em saúde de um município brasileiro. A avaliação da rede foi feita por meio da escala Patient Assessment of Care for Chronic Conditions e foram coletadas informações clínicas e sociodemográficas. Resultados: Um total de 24 participantes foi entrevistado e o escore global da escala foi de 2,25 (1-5). Quando classificados por grupos em relação ao controle da doença, o escore global da escala para o grupo de participantes com DM controlado (2,11) foi menor quando comparado aos participantes não controlados (2,66). Discussão: Os resultados dessa investigação mostram uma baixa avaliação global para a rede de cuidados em saúde e, diante deles, ressalta-se a importância da discussão sobre o papel que a alfabetização em saúde exerce na avaliação dos serviços. Conclusão: A ausência de uma rede capaz de atender às condições crônicas de forma coordenada compromete a qualidade da assistência aos pacientes portadores de DM, como observado pelo baixo escore de avaliação atribuído. A avaliação mais positiva da rede entre pacientes com nível glicêmico não controlado pode refletir uma alfabetização em saúde ainda incipiente entre esses usuários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).