Conhecimento, prevalência e soroconversão para hepatite B em profissionais de saúde que atuam em uma clínica privada
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2020.111.0358Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento, prevalência e soroconversão para hepatite B em profissionais de saúde. Métodos: Realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa por meio da aplicação de questionários, análise de exames e registros de imunização de funcionários de uma clínica de saúde privada de Cascavel, Paraná. Resultados: Do total de 96 funcionários, 87 (90,6%) apresentaram anti-HBs reagente verificado pelo exame. Destes, a maioria dos funcionários era do sexo feminino (91,6%), possuía conhecimento sobre o virus da hepatite B (VHB) (96,3%) e tinha entre 31 e 40 anos (47,4%). Também, não haviam passado por acidente com material biológico (86,5%), não eram portadores do VHB (87,4%), nem tinham tido contato com portadores da infecção (90,6%). Conclusão: Embora o método de prevenção mais eficaz contra o VHB seja a vacinação, aproximadamente 10% dos funcionários não apresentaram anticorpos detectados pelo exame, além disso, alguns indivíduos demonstraram pouco conhecimento sobre a hepatite B, o que traz preocupação, pois são profissionais de saúde que estão expostos ao risco de adquirir infecções devido ao contato com os pacientes e com materiais biológicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).