Avaliação das prescrições de antieméticos na pré-quimioterapia em uma unidade hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2019.103.0341Resumo
Introdução: Os medicamentos antineoplásicos, devido a sua alta toxicidade, podem acarretar em reações adversas a medicamentos, como a êmese, que gera desconforto ao paciente. Esses medicamentos podem ser classificados de acordo com o potencial emetogênico e possuem protocolos adequados de tratamento. Objetivos: O objetivo desse trabalho é avaliar se há conformidade entre a prescrição dos antieméticos de pacientes em tratamento com antineoplásicos em uma unidade hospitalar, de acordo com protocolos de prevenção da êmese preestabelecidos. Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo transversal da análise de prescrições de quimioterapia, no período de janeiro a abril de 2017. Os dados foram analisados de acordo com o protocolo de prevenção da êmese aguda da National Comprehensive Cancer Network 2017. As não conformidades foram classificadas em: medicamento errado; dose errada; frequência de administração errada e via de administração errada. Resultados: Das 919 prescrições analisadas, 83% não estavam em conformidade com o protocolo. A não conformidade mais encontrada no estudo foi a dose errada tendo como cenário mais prevalente a dose da dexametasona acima da necessária. Conclusão: A maior parte das prescrições analisadas não se encontrava em conformidade como protocolo preestabelecido. Este fato aumenta a probabilidade de ocorrer reaçãoadversa a medicamento, não previne de forma eficaz a êmese aumentando assim adebilidade do paciente, diminui a qualidade de vida, além do desperdício de recursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).