Problemas relacionados ao uso de antimicrobianos em pacientes submetidos à dialise renal em um hospital universitário
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2019.104.0340Resumo
Objetivos: Detectar os problemas relacionados a medicamentos (PRM) antimicrobianos em pacientes adultos submetidos à diálise em um hospital universitário. Metodologia: Estudo observacional, retrospectivo, no qual foram incluídos pacientes internados, em terapia antimicrobiana e submetidos à terapia renal substitutive (TRS), no período de janeiro a agosto de 2017. As variáveis do estudo foram coletadas no primeiro dia em que foi administrado o antimicrobiano e realizado a hemodiálise. Para a detecção e classificação dos PRM e prováveis resultados negativos associados a medicamentos (RNMs) utilizou-se a Metodologia Dáder. Resultados: Foram incluídos 85 pacientes, 62,4% (n=53) do sexo masculino, idade média de 61,2 ± 15,2 anos. Observou-se uma média de 2,6 ± 1,6 antimicrobianos diferentes prescritos por paciente, sendo a principal classe os carbapenêmicos (13,7%) e o principal motivo do uso de antimicrobiano foi sepse (34,1%). Os principais problemas relacionados a medicamentos antimicrobianos encontrados foram: erro na prescrição (45,1%), incompatibilidade em Y (14,0%) e posologia não adequada (12,1%), mediana de 6,0 (4-11) PRM por paciente, mínimo:1 e máximo:32. Quanto aos RNMs, os mais frequentes foram: insegurança quantitativa (50,6%), insegurança não quantitativa (19,9%) e inefetividade quantitativa (19,0%). Conclusões: Todos os pacientes submetidos à diálise e terapia antimicrobiana incluídos no estudo apresentaram pelo menos 1 (um) problema relacionado a medicamentos antimicrobianos e, consequentemente 1 (um) provável RNM. Verificou-se a necessidade da equipe multiprofissional atuando na detecção e prevenção de problemas evitáveis, mediante a implantação de sistemas informatizados, programa de educação continuada, protocolos e rotinas, aliados ao um programa de gerenciamento de antimicrobianos institucional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RBFHSS e os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).