A farmácia universitária no contexto das diretrizes curriculares do curso de farmácia (2017): um relato de experiência exitosa
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.092.008Resumo
A Farmácia Universitária da UFJF desenvolve suas atividades de forma articulada com a rede de atenção à saúde no município de Juiz de Fora, através do Projeto Farmácia regional oeste. Este projeto permite cumprir alguns requisitos descritos nas novas DCN dos cursos de Farmácia, entre os quais se destaca a integração do curso de farmácia com o sistema local e regional de saúde do SUS e prática neste cenário. O projeto é fruto de uma cooperação entre a Universidade e a Prefeitura do município, para a dispensação dos medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica aos usuários referenciados nas unidades básicas de saúde da região oeste. Esta cooperação define que a Farmácia Universitária ofereça a estrutura física, os recursos humanos e materiais, enquanto a Prefeitura disponibiliza os medicamentos para a dispensação. O projeto está implantado desde 2016 e atende, em média, 1600 usuários/mês. No âmbito do projeto, além da dispensação, são oferecidos outros serviços clínicos, são eles educação em saúde, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico e conciliação medicamentosa. A Farmácia Universitária, através do Projeto, se caracteriza como cenário do SUS, é campo de estágio obrigatório para todos os alunos de graduação, campo de prática dos residentes farmacêuticos, além de desenvolver projetos de extensão e pesquisa. O projeto já permitiu uma economia no gasto com medicamentos no município, especialmente pela qualificação da assistência farmacêutica na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).