A farmácia universitária no contexto das diretrizes curriculares do curso de farmácia (2017): um relato de experiência exitosa

Autores

  • Marcelo Silva Silvério
  • José Otávio do Amaral Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.092.008

Resumo

A Farmácia Universitária da UFJF desenvolve suas atividades de forma articulada com a rede de atenção à saúde no município de Juiz de Fora, através do Projeto Farmácia regional oeste. Este projeto permite cumprir alguns requisitos descritos nas novas DCN dos cursos de Farmácia, entre os quais se destaca a integração do curso de farmácia com o sistema local e regional de saúde do SUS e prática neste cenário. O projeto é fruto de uma cooperação entre a Universidade e a Prefeitura do município, para a dispensação dos medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica aos usuários referenciados nas unidades básicas de saúde da região oeste. Esta cooperação define que a Farmácia Universitária ofereça a estrutura física, os recursos humanos e materiais, enquanto a Prefeitura disponibiliza os medicamentos para a dispensação. O projeto está implantado desde 2016 e atende, em média, 1600 usuários/mês. No âmbito do projeto, além da dispensação, são oferecidos outros serviços clínicos, são eles educação em saúde, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico e conciliação medicamentosa. A Farmácia Universitária, através do Projeto, se caracteriza como cenário do SUS, é campo de estágio obrigatório para todos os alunos de graduação, campo de prática dos residentes farmacêuticos, além de desenvolver projetos de extensão e pesquisa. O projeto já permitiu uma economia no gasto com medicamentos no município, especialmente pela qualificação da assistência farmacêutica na região.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

1.
Silvério MS, Corrêa JO do A. A farmácia universitária no contexto das diretrizes curriculares do curso de farmácia (2017): um relato de experiência exitosa. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 30º de junho de 2018 [citado 16º de julho de 2024];9(2). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/321

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS