Perfil e análise de pareto dos erros de dispensação de um hospital público
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.092.007Resumo
Objetivo: Descrever o perfil dos erros de dispensação identificados através da instituição da conferência de tiras de medicamentos pelo farmacêutico hospitalar, e quantificar as discrepâncias geradas pelo indicador, em um hospital de alta complexidade do Estado do Paraná, no ano de 2015. Método: Estudo transversal e retrospectivo dos erros de dispensação que foram evitados pelo farmacêutico. Uma vez identificadas, as discrepâncias foram classificadas e contabilizadas, gerando um indicador do processo de trabalho (número de erros evitados/número de tiras dispensadas x 100). Posteriormente, fora realizada uma Análise de Pareto, a fim de priorizar ações de resolução de problemas. Resultados: Obteve-se um total de 27.980 prescrições, as quais originaram 48.451 tiras de medicamentos, no período estudado. Os erros de dispensação encontrados durante a conferência das tiras pelo farmacêutico somaram 1.453. O índice de erros de dispensação foi de 3 erros a cada 100 tiras. Os erros que ocorreram com maior frequência foram falta de medicamento prescrito e troca de horário do medicamento, representando juntos 61% da totalidade dos erros, sendo os mesmos erros identificados na análise no Diagrama de Pareto, como os principais alvos de intervenção na melhoria dos processos. Conclusão: A ocorrência de erros encontrada através do indicador “Índice de Erros de Dispensação” foi considerada baixa, frente aos dados encontrados na literatura. Através da Análise de Pareto, foi possível identificar os erros mais frequentes, para posterior planejamento de ações de melhoria, com vistas ao aumento da segurança do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).