Hepatotoxicidade induzida por medicamento em um paciente ambulatorial: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2018.091.004Palavras-chave:
Hepatotoxicidade, hepatite tóxica, ibuprofenoResumo
A hepatite induzida por drogas, também chamada hepatite tóxica ou DILI, representa cerca de 2% da hospitalização por casos de icterícia e o fígado está envolvido em 3-10% de todas as reações adversas a medicamentos (ADRs). Os casos de lesões hepáticas associadas ao uso de ibuprofeno são raros e a freqüência de hepatotoxicidade idiossincrática é pequena. Objetivo: Relatar um caso de lesão hepática induzida por ibuprofeno identificada em um ambulatório de média complexidade. Relato de caso: Paciente do sexo feminino, 48 anos, admitida em um Centro de Assistência Especializado em uma cidade da região sudoeste do estado da Bahia, referiu-se ao serviço de saúde para uma consulta com um ortopedista, reclamando dor intensa na coluna. Fez uso de ibuprofeno e dipirona sódica em caso de dor. Foi solicitado ao paciente no momento da avaliação clínica inicial, a realizalizaç testes de função hepática, com o objetivo de descartar lesões hepáticas anteriores. Após 15 dias de tratamento, o paciente voltou ao serviço, queixando-se de dor nas articulações nos membros superiores e edema em mão direita, colúria, acolia fecal, quadro álgico , insônia, astenia e prurido intenso, especialmente à noite. Marcadores virais e autoimunes negativos. Um ultrassom do abdômen total mostrou uma ligeira textura anormal do fígado, um cálculos biliares em movimento, sugerindo coledocolitíase. Aplicando RUCAM, a reação altamente provável. Conclusão: A lesão hepática mostrada pelo paciente tem uma forte relação causal com o uso de ibuprofeno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).