Acompanhamento farmacoterapêutico no desfecho de paciente com doença de crohn e multimorbidades: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2017.084.002Palavras-chave:
Doença de Crohn, Acompanhamento farmacoterapêutico, Intervenções farmacêuticas.Resumo
Objetivo: Esse relato de caso objetivou avaliar a viabilidade de acompanhamento farmacoterapêutico em um paciente ambulatorial portador de doença de Crohn com multimorbidade, para implantação deste serviço farmacêutico para pacientes com doenças inflamatórias intestinais em um hospital universitário. Método: As informações sobre patologias associadas e medicamentos usados foram coletadas, durante seis meses, em consultas farmacêuticas, complementadas com a revisão do prontuário médico sob autorização (parecer de aprovação: 510.998). A avaliação de problemas relacionados com medicamentos foi realizada com auxilio de software de triagem de interações e do algoritmo de Naranjo, além do índice de atividade da doença de Crohn utilizado no acompanhamento clínico. Resultados: Paciente de 49 anos de idade com DC, diabetes tipo 2, hipertensão e glaucoma foi acompanhada. Identificou-se reação adversa à metformina que resultou em não adesão ao tratamento, com posterior resolução do problema relacionado a medicamento após intervenção com a equipe de saúde e orientação da paciente quanto à alteração na posologia do medicamento. Conclusão: Portanto, o acompanhamento efetivamente contribuiu para a execução das corretas intervenções: educação quanto ao tratamento, mudança na posologia da terapia antidiabética e identificação de reação adversa a medicamento. O acompanhamento farmacoterapêutico apresenta o farmacêutico dentro da equipe de saúde no manejo da DC e multimorbidades, aumentando adesão e reduzindo complicações, com auxílio de intervenções farmacêuticas. O estudo também mostrou a viabilidade para implantação desse serviço farmacêutico no hospital, expandindo o serviço aos demais pacientes com doença inflamatória intestinal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).