Planejamento estratégico situacional na farmácia de um hospital universitário: um relato de experiência
Palavras-chave:
planejamento estratégico situacional, integração ensino-serviço, farmacêutico, hospital.Resumo
Objetivo: descrever a aplicação do planejamento estratégico situacional (PES) na prática farmacêutica hospitalar facilitada pela integração ensino-serviço. Métodos: este estudo é um relato de experiência com reflexão teórica da utilização do PES na farmácia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe a fim de elencar prioridades para intervenções pertinentes. O PES é desenvolvido por meio de quatro momentos: o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático-operacional. Foram realizadas oficinas com os profissionais farmacêuticos e lideradas por duas estudantes de pós-graduação, uma destas, também docente do curso de Farmácia. Resultados: foram realizadas quatro reuniões, nas quais se discutiu a priorização dos problemas enfrentados pelo hospital, que foram trabalhados de acordo com cada momento do PES. Fragilidades e oportunidades foram trabalhadas com consciência crítica por todos os farmacêuticos que coletivamente poderão buscar soluções para as dificuldades encontradas. Conclusão: A aplicação do PES auxiliou na criação de uma estratégia para a resolução do problema de inadequação da padronização dos medicamentos no hospital estudado. Ademais, sob a ótica ensino-serviço, foi uma ferramenta que permitiu a construção de vínculo para o enfrentamento do problema. Este estudo aponta ainda a perspectiva do desenvolvimento da Farmácia por meio de metodologias reflexivas, como o PES, facilitadas pela integração ensino-serviço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).