Potenciais interações medicamentosas em pacientes com doenças hematológicas atendidos em uma unidade pública de hemoterapia de Goiás

Autores

  • CRISTINA DE MELO CARDOSO ALMEIDA
  • MARIA ALEXANDRINA DE CAMPOS
  • NATHALIE DE LOURDES SOUZA DEWULF
  • PLINIO CEZAR DE ALMEIDA JUNIOR
  • PAULO CESAR CASCÃO

Palavras-chave:

Interações medicamentosas. Doenças hematológicas. Hemofilia. Doença de von Willedrand. Anemia falciforme.

Resumo

Objetivos: O objetivo deste estudo foi descrever a incidência de Potenciais Interações Medicamentosas (PIMs) entre os fármacos prescritos e automedicados de pacientes com doenças hematológicas atendidos numa unidade pública de hemoterapia.

Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo transversal analítico em pacientes com doenças hematológicas no período de julho a novembro de 2014.

Resultados: Foram entrevistados 54 pacientes, maiores de 18 anos, a maioria do sexo masculino, com deficiência de fatores de coagulação, como a hemofilia e doença de von Willebrand, ou portadores de anemia falciforme, cadastrados e acompanhados no Hemocentro de Goiás. Do total de 246 medicamentos utilizados, 177 foram prescritos e 69 automedicados, com média de uso de 5 medicamentos por paciente e Desvio Padrão (DP) de 2,1. Observou-se que 88,9% dos pacientes apresentaram risco de ocorrência de IMs, com média de 5 interações por paciente (DP=3,6). Da análise de interações entre os medicamentos, com etanol, tabaco e alimentos identificou-se 224 potenciais interações, apresentando as reações adversas associadas às interações medicamento-medicamento e a automedicação relacionada às interações medicamento-tabaco como fatores de risco com significância. A classe de medicamentos com maior frequência de utilização foi do grupo de hematopoiéticos, sistema nervoso e sistema musculoesquelético, entre os dois últimos estão os analgésicos e anti-inflamatórios.

Conclusões: este estudo demonstra a alta incidência das PIMs no grupo estudado, ressaltando a importância da atuação do farmacêutico a fim de contribuir com a equipe multidisciplinar na redução de riscos proveniente da farmacoterapia..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
ALMEIDA CDMC, CAMPOS MAD, DEWULF NDLS, JUNIOR PCDA, CASCÃO PC. Potenciais interações medicamentosas em pacientes com doenças hematológicas atendidos em uma unidade pública de hemoterapia de Goiás. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 16º de julho de 2024];8(2). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/285

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)