Descrição de um serviço de farmácia clínica em uma unidade de cuidados coronarianos
Palavras-chave:
Atenção Farmacêutica, Assistência Farmacêutica, Serviço de Farmácia Clínica, Doença das Coronárias, Unidades de Cuidados CoronarianosResumo
Objetivo: descrever um serviço farmácia clínica/acompanhamento farmacoterapêutico baseado no método Pharmacotherapy Workup (PW) voltado a pacientes internados na unidade de cuidados coronarianos (UCO) de um hospital geral filantrópico. Métodos: trata-se de um estudo descritivo realizado em um hospital de grande porte com 14 leitos de UCO. A amostra do estudo foi composta por todos os indivíduos incluídos no serviço de acompanhamento farmacoterapeutico da UCO durante um período de oito meses (n=860 - nível de confiança de 99%; erro amostral de 2,06%). Foi analisado o perfil dos problemas relacionados ao uso de medicamento (PRM) (identificados e classificados segundo o método PW) e as intervenções farmacêuticas realizadas pela farmacêutica responsável pelo serviço de acompanhamento farmacoterapêutico junto à equipe médica (classificadas como “aceitas” ou “não aceitas”). Resultados: os pacientes apresentaram idade média de 65 anos e a maioria era do sexo masculino (52,8%). Foram avaliadas 2.042 prescrições e identificados 350 PRM’s: 40,3% (n=141) relacionados aos problemas de indicação (PRM 1 – 12,3%; PRM 2 – 28%); 26,8% (n=94) de efetividade (PRM 4 – 26,8%); 24,9% (n=89) de segurança (PRM 5 – 2,6%; PRM 6 – 22,3%); e 8% (n=28) de conveniência. Cada PRM identificado gerou uma intervenção junto à equipe médica das quais 81,7% (n=286) foram aceitas. Conclusões: foi detectado e resolvido um número elevado de PRM’s apontando a necessidade da implantação e expansão de serviços clínicos farmacêuticos como o descrito neste estudo, sobretudo quando se tem em vista a vulnerabilidade da população acompanhada em UCO’s.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).