Adesão medicamentosa de participantes de ensaios clínicos
Palavras-chave:
Adesão à medicação, Sujeitos da Pesquisa, Ensaio Clínico.Resumo
Objetivo: Verificar a taxa de adesão à medicação em participantes de ensaios clínicos.
Método: Trata-se de estudo prospectivo, descritivo e exploratório que verificou a taxa de adesão à medicação em estudo de 584 participantes de ensaios clínicos multicêntricos em um centro integrado de pesquisa. A contagem de comprimidos foi o método utilizado para verificação da adesão.
Resultados: A média de idade foi de 64 ± 11 anos e 82% eram do gênero masculino. 96% dos participantes obtiveram taxas de adesão iguais ou superiores a 80%. O esquecimento foi o motivo de não adesão relatado por 39% dos participantes. Houve relação estatisticamente significante entre participantes não alfabetizados e com baixa aderência.
Conclusão: O farmacêutico de pesquisa clínica deve identificar as dificuldades que levam a não adesão à medicação em ensaios clínicos e propor estratégias que estimulem a adesão, principalmente em pacientes com baixo grau de escolaridade. Estudos sobre as intervenções farmacêuticas na adesão dos participantes à medicação de estudos clínicos devem ser incentivados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).