Adesão medicamentosa de participantes de ensaios clínicos

Autores

  • TIAGO APARECIDO MASCHIO DE LIMA
  • ANA PAULA DEMORE MARTINS
  • VANESSA FERRARI CASQUER
  • MOACIR FERNANDES DE GODOY

Palavras-chave:

Adesão à medicação, Sujeitos da Pesquisa, Ensaio Clínico.

Resumo

Objetivo: Verificar a taxa de adesão à medicação em participantes de ensaios clínicos.

Método: Trata-se de estudo prospectivo, descritivo e exploratório que verificou a taxa de adesão à medicação em estudo de 584 participantes de ensaios clínicos multicêntricos em um centro integrado de pesquisa. A contagem de comprimidos foi o método utilizado para verificação da adesão.

Resultados: A média de idade foi de 64 ± 11 anos e 82% eram do gênero masculino. 96% dos participantes obtiveram taxas de adesão iguais ou superiores a 80%. O esquecimento foi o motivo de não adesão relatado por 39% dos participantes. Houve relação estatisticamente significante entre participantes não alfabetizados e com baixa aderência.

Conclusão: O farmacêutico de pesquisa clínica deve identificar as dificuldades que levam a não adesão à medicação em ensaios clínicos e propor estratégias que estimulem a adesão, principalmente em pacientes com baixo grau de escolaridade. Estudos sobre as intervenções farmacêuticas na adesão dos participantes à medicação de estudos clínicos devem ser incentivados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
LIMA TAMD, MARTINS APD, CASQUER VF, GODOY MFD. Adesão medicamentosa de participantes de ensaios clínicos. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 22º de novembro de 2024];8(1). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/281

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS