Intervenções realizadas pelo farmacêutico em uma unidade de pronto atendimento médico
Palavras-chave:
Atenção farmacêutica; Residencia em farmácia; Erros de medicação.Resumo
Objetivo: Descrever os problemas relacionados a medicamentos (PRMs) detectados a partir da revisão das prescrições médicas no pronto atendimento médico (PAM). Métodos: Estudo descritivo retrospectivo no qual foram quantificadas e analisadas as intervenções realizadas pela farmacêutica residente, durante a revisão das prescrições médicas no PAM do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Brasil. Resultados: Durante o período do estudo, foram acompanhados 136 pacientes. Destes pacientes, cerca de 30,1% necessitaram de, pelo menos, uma intervenção em algum momento da internação no PAM, totalizando 159 PRMs, envolvendo 42 fármacos, em 22 dias de trabalho, representando 7,22 problemas por dia. Houve necessidade de ajuste da dose em 17,1% dos casos, em 5% dos PRMs o medicamento era desnecessário, 5,3% a alternativa terapêutica não era a mais adequada ou prescrição de medicamento não padronizado no hospital, 48,4% interação entre fármaco/fármaco ou fármaco/nutriente potencialmente perigosa e 24,2% incompatibilidades ou instabilidade físico-química. Conclusão: A análise dos resultados obtidos neste trabalho sugere que a intervenção farmacêutica no PAM é uma ferramenta eficaz e necessária na detecção e prevenção de PRM’ss evitáveis e pode colaborar para melhorar a qualidade do uso de medicamentos e a segurança dos pacientes nesta unidade de atendimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).